Os desafios da IA face a uma gestão Inteligente de dados

É muito interessante ver como todos têm uma expectativa enorme sobre inteligência artificial e acreditam que é uma tecnologia que pode resolver todos os problemas. Por outro lado, estas mesmas pessoas consideram esta tecnologia uma ameaça, pois acreditam que possam ser substituídas por ela. No entanto, para entender melhor este tema é necessário ponderar alguns tópicos:  

  • 1 – A Inteligência Artificial não é mágica – Por isso, o primeiro ponto a destacar é que apesar de proporcionar diversas facilidades para o nosso dia-a-dia, a IA é baseada em dados, em processos de aprendizagem e envolve pessoas que sabem utilizar a tecnologia a favor dos seus negócios.
  • 2 – A Inteligência Artificial está em todos os momentos da nossa vida – Ela está envolvida direta ou indiretamente em tudo que fazemos, quer seja numa transação bancária, num mapeamento de percurso, identificando risco, fraude, ouvindo uma música, comprando uma oferta compatível ao nosso perfil na internet.

Estudos apontam que nos próximos anos, o PIB Mundial será acrescido a aproximadamente 16 trilhões de dólares derivados de produtos e serviços diretamente relacionados a IA – talvez seja a era com o maior impacto financeiro da história recente e absolutamente transformacional em quase todos os setores da nossa economia.

Ainda, estes estudos indicam que 70% desse número virá de novos produtos e serviços que gerarão receita adicional – inovação de fato.  Com esse volume de dinheiro tão grande chegando no mercado, nós e nossas empresas devemos nos preparar para obter melhores resultados, entendendo qual é a dificuldade que existe por trás disso.

Neste sentido, o que podemos trazer da IA para o dia-a-dia das empresas, se concentra em predição, automação e otimização. A demanda agora é por uma automação com inteligência, com processos de “workflow”, com IA que acompanhe mudanças para determinar variáveis e erros e assim, tomar decisões em tempo real, obtendo os resultados esperados.

O principal problema das organizações ainda é burocracia e lentidão na resposta ao mercado.

Ainda hoje, muitas empresas apresentam excesso de burocracia e lentidão de resposta ao mercado e este problema acontece, pois gasta-se muito tempo modelando relatórios e quando os usuários vão usá-los, já estão desatualizados.

Hoje, a inteligência artificial, através de um grande volume de dados confiáveis, pode aprender de forma correta e operar com eficiência, possibilitando que tudo seja feito num fluxo contínuo de informação, quase em tempo real, otimizando significativamente a resposta ao mercado.

A gestão do ciclo de vida e de governança de dados é algo absolutamente crítico e fundamental para um projeto de IA de sucesso.

E, para que a Inteligência Artificial faça o seu papel corretamente, é necessário que as bases de dados sejam confiáveis e que as informações agreguem valor. Relatórios e informações desatualizados podem provocar decisões erradas.

A mudança cultural da sociedade impõe uma série de transformações que impactam na forma como as empresas utilizam seus dados.

Há bem pouco tempo atrás, quando os dados não eram atualizados de forma sistêmica e nem em tempo real, a interação das empresas com os seus clientes impunha uma série de exigências em termos de padrão de comportamento confiável que hoje, não necessariamente são as mais seguras e eficazes.

Novas percepções de perfil de consumo, possibilitadas por meio do cruzamento de relatórios analíticos – gerados em tempo real e, combinados com ferramentas de inteligência artificial, vêm possibilitando a criação de ofertas mais atrativas e competitivas no mercado.

A tecnologia disruptiva vem com modelos de engajamento mais sofisticados, que dependem de dados confiáveis,  de processos corretos para coletá-los, organizá-los, analisá-los, transformá-los em informação e conhecimento, e tudo isso, em tempo real e em escala, com metodologia adequada para análises de modelos neurais, “deep learning”, “machine learning”, e todas essas tecnologias associadas a IA no ambiente em que está inserida.

Quer saber mais sobre como os dados da sua empresa podem ser valiosos com o uso da Inteligência Artificial para transformar os seus negócios?

Entre em contato com a Meeting e converse com um de nossos especialistas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
...